quarta-feira, 25 de junho de 2008

De chocolates a xaropes não haverá perdão para quem for pego pelo bafômetro



A nova lei proibindo motoristas de dirigirem após a ingestão de qualquer conteúdo que contenha álcool na composição é impiedosa e não faz distinção entre condutores embriagados e aqueles que saborearam uma sobremesa como trufas com licor de cerejas, sorvete com calda de licor de cassis, bombons com recheios de menta. Penaliza ainda quem precisa fazer uso de medicamentos que contenham álcool como xaropes, entre outros.

Segundo o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito no Estado, Fabiano Contarato, nesses casos a fiscalização da polícia será determinante. “É claro que quando a polícia, seja ela Militar ou Federal aborda um condutor, ele só vai pedir o teste do bafômetro se aquela pessoa apresentar sinais de embriaguez, de excitação ou torpor, caso contrário não vai, então essa não é a regra”.

Mas não é bem assim que pensa o tenente-coronel Valdir Leopoldino, comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. “Vamos cumprir a lei. Independente do que foi ingerido, se houver alteração, a punição será aplicada”, afirma

Café com grapa também é risco

O chef de cozinha e também bioquímico, Juarez Campos, aconselha o consumidor a ficar alerta. Os que apreciam o café expresso com dose de grapa (destilado de uva), bebida que é servida em alguns locais, principalmente no inverno, podem ser pegos nas blitz. “Mesmo o café estando quente, não evapora, porque o café não está fervendo, ele só está quente e quando se adiciona a grapa fria, a temperatura irá reduzir”, explica.

Os alimentos que não são aquecidos ou flambados, e portanto, não evaporam a quantidade de álcool contida em algumas receitas, também levantam dúvidas. Juarez Campos aconselha o consumidor a ficar em alerta principalmente em relação as sobremesas. “Alguns bolos que levam conhaque ou rum e possivelmente esses chocolates recheados com licores, porque alguns têm em torno de 38 a 40% de concentração de álcool. Como esse álcool não foi aquecido, ele estará concentrado e vai para o sangue do indivíduo”, destaca.



Atenção! Produto com álcool

Com a repercussão de que uma simples trufa pode comprometer um motorista no teste do bafômetro, a fábrica de chocolates Le Chocolatier já anuncia mudança na comercialização dos produtos. A proprietária da empresa, Dalva Frinhani, irá a partir de agora identificar os chocolates que são recheados com licores em festas e cerimoniais.

“Teremos placas com os dizeres 'atenção, esse produto contém álcool'. Nós já temos as placas feitas de chocolate indicando os sabores das trufas nas mesas, mas agora iremos identificar as que levam álcool”, informou a empresária.

Leia também

Na edição desta quarta-feira (25) do jornal Notícia Agora confira o resultado do teste do bafômetro feito pelo repórter Antonio Cezar Martins ao comer algumas trufas com licor.

Para o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado (Sindibares-ES), Wilson Calil, a lei vai funcionar mais como um instrumento de marketing, porque segundo ele, não houve muitas mudanças. “A pessoa que bebia, não passava a noite toda somente com uma latinha, ou ela bebia ou não bebia nada”. Calil também salientou que o tema é importante e traz novamente a tona o assunto álcool e direção.

A nossa mais querida amiga, como sempre, contribuindo com o blog (mais do que alguns colaboradores...)

Valeu Clarinha

E quem quiser ter alguma coisa postada aqui faça igual a Clara, mande um E-mail pra gente!

3 comentários:

Rafael disse...

Fiz o mesmo post logo mais em baixo !!!

Unknown disse...

É BÃO QUE FICA BEM FALADO AQUI...

HEHEHE

Adriano disse...

Então eu volto a dizer.

"Se for dirigir não beba, mas se for beber me chame."

rsrs