quarta-feira, 25 de junho de 2008

Politica (gem)

A muito tempo, na época do extinto "ziunapolitico.blogspot" que tinha como intenção falar de politica, uma coisa era unanimidade: Aguarden quando estiver chegando a hora da eleição ... a jiripoca vai piar no segundo semestre de 2008, quando estiver começando o periodo eleitoral.
Pois é...chegou a hora. Pr fazer parte da diretoria de um partido, PSC (onde boa parte dos colaboradores do blog tambem fazem parte) e por trabalhar em um local que foco de especulações sobre sucessões governamentais (pra quem não sabe, trabalho no setor de tesouraria do municipio) estou vivenciando a cada dia (algumas) das boas partes de conversas, fofocas, acordos e afins. E te falo uma coisa: "Esse povo nem dorme!" Você vai dormir com uma noticia atualizada e quando acorda o "trem" já avançou mais uma estação (e olha que eu durmo tarde e acordo cedo hein!).
Tem partido que num mesmo dia, já fez parte de 3 bases de coligação. Era neutro, foi pra oposição e situação. São tantas reuniões que a gente até se perde.
Iúna, tradicionalmente, sempre foi terra de 2 grupos. Eramos doidos pra mudar isso. A mudança começou, mas começou de tal forma que hoje é dificil dizer quantos grupos temos. Pelas cogitações, numa epoca eu cheguei a contar 6 grupos, que reduziram pra quatro e agora devem ser fundir e terminar com 3. Eu disse DEVE. As conveções serão domingo (seriam, acho que vão mudar pra segunda pra ganhar mais um dia) e até lá tanta coisa pode mudar. Acho que ninguem sabe com 100% de certeza o que acontecera até lá. É ai que a gente se perde entre politica e politicagem.
O que seria cada coisa??? Onde começa um e termina o outro???
Dando aquela pesquisada encontrei o seguinte:

Política = arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).

Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.

Nessa epoca, o que mais se vê são pessoas (candidatos ou não) excercendo o poder da politicagem. A troca de favores É O QUE MAIS DÁ RAIVA!
Em virtude dessas situações, geralmente nós jovens chutamos o balde e dizemos que não vamos nos misturar nesse meio. Pensei assim, até chegar a conclusão que se eu não fizer nada, depois não tenho o direito de reclamar. E eu quero além de poder reclamar, quero poder mudar. Quero dar a minha contribuição e gostaria que todos pensassem assim. Não tô aqui pedindo voto, tô pedindo consiencia pra acompanhar o que esta acontecendo e poder alem de criticar, dar sugestões e tentar fazer pelo menos alguma coisa pra melhorar. E acho que unidos podemos fazer isso. Afinal, a juventude tem um enorme poder de decicir e lutar pela melhoria. Afinal de não fizermos isso, vamos ficar a vida inteira dizendo o mesmo que nossos avós.
_ Na minha época, o mundo era muito melhor!


(ahhh ... antes que alguem que não me conheça queira dizer que tô afim de mamar na teta. Sou servidor concursado, alem de tambem ser professor (a partir de agosto em 2 instituições) e presto serviço a um supermercado. portanto, corro atras do meu!)

7 comentários:

Anônimo disse...

A Nanudo hein!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

assino em baixo com louvor e se precisar chutar o pau de algum politico, quero ser o primeiro da fila a enfiar a butina!
hehehe

Rodrigo Carvalho disse...

concordo com o junior...bota ae a fonte de onde vc tirou essas definicoes fazendo um favor...bacana...

eu ainda adicionaria ao comentario do junior que existem diversas lendas e mitos que sao comuns a politica de nivel de cidade pequena que precisam ser destruidos. Mas agente pode e deve fazer isso...e vou dar aqui uma sugestao: se o psc esta mesmo com essa proposta vamos criar um site onde o psc e seus membros possam dar sua opiniao nas diretrizes do partido e quem sabe ate toma-las em conjunto.

seria bom pra democratizar o partido e a proposta. Se for pra ter cupula disso, especialista daquilo, superior de troco outro podem me contar fora dessa.

sera que alguem concorda comigo e gostaria de levar a ideia pra frente?

Unknown disse...

fui na reunião do PSC ontem e comprovei o que eu já tinha quase certeza... a maioria dos candidatos só estão olhando pro próprio umbigo, com exceção do Adriano (que se fizer uma dessas a gente dá jeito nele) os candidatos não tem noção do que é ser um representante da sociedade.
Eles só querem o salário e as propinas...

Essa é a minha opinião.

Eles falaram de coligar com o atual prefeito...dizendo que é o melhor pro partido...

E o melhor pro município?

Volto a dizer, na minha opinião eles "estão" (o que quer dizer que podem mudar) sem noção de política

Ainda bem que pelo menos nossos amigos tem essa noção e estão lá, porque senão aquilo lá ia virar outra cria desses pilantras que mandam em Iúna desde sempre.

Anônimo disse...

Eu sou pessimista , se o Adriano for eleito, ele sozinho vai se muito dificil fazer algo no meio daquela cambada de sem vergonha . Tá certo que alguém tem que entrar pra politica pra tentar mudar....

Adriano disse...

Estou entrando e ficarei mto feliz com a ajuda das pessoas que querem contribuir pra mudança. Concordo com o pardim, qdo ele disse, que uma pessoa sozinha é dificil mudar, mas vms fazer a nossa parte.
Me lembro de uma "estoria", que diz que um beija flor corria e enchia o seu bico de agua pra apagar o fogo na floresta. O leão, o ei da selva, então disse:
-Você, beija flor, acha que com esse pouco de agua vai apagar o fogo da floresta. Você nunca vai conseguir.
O beija flor então disse ao rei da selva:
- Eu sei que sozinho não vou faz diferença, mas estou fazendo a minha parte. Se cada um fizer a sua podemos conseguir.

Então sejamos cada um de nós um colaborador, para que possamos ao menos tentar mudar, fazendo assim a nossa parte.

Posso contar com vocês?

Anônimo disse...

Pode. Fazer a nosaa parte também '' fora da política'' , lá na vila nova mesmo quem cuida daquelas planta são nois , quem limpa os buero(moradores) , ... uma vez o jardel tava lá prantano arvre também . num é nada mais ajuda . E tem uns politico lá da minha rua que ajuda jogano o lixo no mato .vou bater umas foto pra colunacá pra nóis