sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Arte no Tálo

Bem galera, hoje vou falar um pouco sobre a influência da arte americana sobre muitos de nós. Quem nunca foi fã de quadrinhos tais como Marvel, DC e outros do tipo. Quem não é fissurado por tal super-herói, e juntava os trocados e mais o que não tinha só pra comprar a nova edição da revista do homem aranha?
Pois é, dávamos valor aos quadrinhos americanos enquanto muitos brasileiros ralavam pra ter seu trabalho reconhecido, e me arrependo muito de não ter percebido que muita das vezes os trabalhos de nossos conterrâneos eram de nivel muito superior ao deles e só não víamos por inlfuencia do mercado americano.
Recebi um email de um de meus colegas, do estudio pelo qual trabalho, sobre um grande artista que há muito acompanho, Rafael Grampá. É um trecho que ele deixou no site dele falando sobre tais coisas como essas que acabei de falar, e quem gosta de arte e principalmente quadrinhos vai concordar com ele. E além do mais o cara é feeeeeraaa....
muito bom, vale muito a pena conferir o trabalho dele.

"Quando me convidaram pra dar a palestra no Campus Party sobre HQ autoral, fui resgatar alguns desenhos antigos pra mostrar um pouco da minha trajetória até hoje em dia. Achei essas duas ilustrações em uma gaveta. Desenhos esquecidos de 1999, que eu fiz pra mandar pra um concurso da revista Wizard, pra desenhar a capa. O prêmio era um contrato com uma editora americana pra desenhar super-heróis. Não cheguei a mandar os desenhos, pois percebi que se eu chegasse a ganhar, teria que desenhar nesse estilo, apenas uma cópia de uns outros artistas que faziam sucesso na época - ainda fazem na verdade, como o Leinil Yu e David Finch. Decidi engavetar esses desenhos junto com todas as páginas teste que eu fazia e que nunca mandei e também o pensamento de que eu precisava ser apenas uma cópia bem ou mal feita de outro artista pra conseguir desenhar quadrinhos e ganhar dinheiro com isso. Esse pensamento é um grande equívoco hoje em dia. Os editores mudaram, as cabeças mudaram e já não é mais assim. Por causa dequela idéia antiga de que brasileiro tinha que copiar os artistas gringos pra conseguir emprego nas editoras gringas- e não digo ter um artista como influência, digo copiar mesmo, ser obrigado a ser um xerox, copiar até as poses, cenas inteiras - que eu decidi desistir de fazer HQs. Não quero criticar nenhum artista brasileiro que teve que fazer isso pra entrar no mercado de quadrinhos americanos naquela época, de jeito nenhum, pois sei que era bem assim mesmo, os gringos não aceitavam traços mais próprios e todos temos nossas contas pra pagar. A culpa não era dos artistas e sim do pensamento dos editores gringos na época. Mas foi isso que me afastou das HQs por tanto tempo. Hoje tenho minhas influências e algumas passam bem longe de quadrinhos de super-herói, muitas delas nem quadrinhos são. Longe de mim dizer que hoje sou um artista original mas não me arrependo de não ter mandado esses desenhos pro concurso da Wizard. Não sei se eu teria ganho, mas se tivesse, eu não estaria feliz hoje em dia.

Mas isso é uma preocupação que eu tinha / tenho de não querer ser uma imitação. Eu disse que a culpa não era dos artistas mas existiam aqueles que não se importavam e achavam, ou ainda acham, que essa ainda é a única forma de ganhar uma grana fazendo HQs, que o grande lance nesse ramo é o cheque na conta, o que não acho errado, pois cada um tem suas preocupações. Também me preocupo com dinheiro, mas quero fazer algo de verdade nos quadrinhos, algo que seja verdadeiro pra mim ao invés de encher linguíça por algumas platas. Eu sempre preferi trabalhar com qualquer outra coisa ao ter que virar uma engrenagem substituível na parada que eu mais curto. É claro que existem os grandes artistas brasileiros de heróis, que conseguiram escapar da estígma da mão-de-obra sulamericana barata, que tem muita personalidade no seu trabalho e influenciam. Isso é muito ducaralho.

Eu amo quadrinhos, acho a forma de arte, a mídia mais foda que existe, mais ilimitada e rica. Não consigo encarar HQ apenas como uma maneira de fazer dinheiro. Não precisa ser assim e não deve ser assim.

Não sei o que aconteceu com o wordpress que não consigo mais colocar imagens maiores do que cabem no post, então, também vou postar as imagens no meu Flickr."

Abraço,

R. Grampá

Link: http://furrywater.wordpress.com/2009/02/05/early-works-1999/

Um comentário:

Unknown disse...

realmente o cara é bom!