quarta-feira, 20 de maio de 2009

AGENDA CULTURAL (VITÓRIA-ES)

“Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”

Vitória está com uma belíssima exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”, que traz o lado cientista e inventor de um dos maiores gênios da história da humanidade. Estão expostos 40 modelos artesanais baseados em seus desenhos originais que oferecem o melhor testemunho da mente excepcional de Leonardo da Vinci.


A mostra inaugura as obras de restauro de um novo espaço de arte no Palácio Anchieta, o Salão Afonso Brás. Esta é a primeira vez que o Palácio Anchieta abre suas portas a uma exposição de arte como essa.


A exposição, que já rodou o mundo e, agora, está no Brasil, está com entrada gratuita em Vitória, dando a oportunidade a todos os capixabas de conhecerem os inventos de Da Vinci. Com obras consagradas, como a “Monalisa” e “A última ceia”, Leonardo da Vinci desenvolveu também habilidades notáveis na música, no teatro e na literatura e importantes estudos nas áreas da engenharia, arquitetura, anatomia, astronomia e matemática.


As réplicas dos estudos de Leonardo da Vinci foram reproduzidas cuidadosamente na Itália através do uso de ferramentas e materiais, como madeira, bronze, algodão e corda, autênticos do período em que Leonardo viveu. As reproduções representam as aspirações de Da Vinci para projetos nas áreas da aviação, automação, armas militares, engenharia e mecânica.
Os modelos são organizados de acordo com os temas que fascinaram Da Vinci: máquinas militares, civis, de ar e de água, e são acompanhados por painéis cenográficos que mostram os desenhos de Leonardo junto com o texto explicativo. Dez peças interativas poderão ser manuseadas pelo público, permitindo ao visitante ter uma fácil interpretação e compreensão dos princípios científicos.

A mostra, que veio de Florença, na Itália, já foi vista por um público de 50 milhões de pessoas na Europa, Ásia, Oceania e América, passando por países como França, Rússia, EUA, México, Chile e Bolívia. No Brasil, a exposição já foi visitada por mais de 1,2 milhões de pessoas em 13 cidades, incluindo diversas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza.
A exposição da mostra “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” em Vitória é uma iniciativa do Centro Educacional Leonardo da Vinci e do Instituto Sincades, com apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Oscip Museu a Céu Aberto.
Data: 13/05/09 a 21/06/09
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Visitação: de terça a sexta, de 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h
As visitas monitoradas para grupos devem ser feitas mediante agendamento para grupos de 10 a 20 pessoas. O agendamento deve ser feito pelo email premium@premium.srv.br e na mensagem deve constar os seguintes dados: nome da escola, quantidade de alunos e respectiva série, professor orientador, telefones para contato e o dia e o horário que o grupo pretende fazer a visita.
A organização vai confirmar a reserva de acordo com a disponibilidade de horários.
ATENÇÃO!!!
Além da exposição da mostra, tem também a programação do ciclo de palestras "Diálogos com Da Vinci"
- 26/05 - "A Tecnologia no Renascimento e sua evolução com Da Vinci"
(Palestrante: Walmir Cardoso - Prof. Dr. de Física da PUC);
- 02/06 - "A Música no período de Da Vinci e o seu Desenvolvimento"
(Palestrante: Edson Leite - Maestro e Prof. da USP);
- 09/06 - "Os Segredos de Da Vinci"
(Palestrante: Olivio Guedes - Diretor do MuBE).
Para as incrições das palestras, site: www.premium.srv.br/leonardodavinci
Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: