quarta-feira, 27 de maio de 2009

UNIVERSO FEMININO

Nesse período... POooooDE!!!
SERATONINA, para que te quero?


(Foto: Afinal, merecemos uma foto máscula, principalmente lambuzado com chocolate... Hum...)

O escritor Moris West, autor de best sellers como As Sandálias do Pescador e A Última Confissão, escreve num trecho do seu romance, O Advogado do Diabo, que estar apaixonado equivale a comer uma caixa inteira de chocolates. Ele está parcialmente certo, pois substâncias presentes no chocolate como a cafeína, seratonina e a fenil-etilamina são estimulantes, mas também ajudam a dar aquela sensação gostosa de languidez e felicidade. O bem-estar que você sente quando come a guloseima não é mito e nem imaginação. De fato, o chocolate tem o poder de nos deixar mais animados. Inclusive, já repararam que certas mulheres quando estão na TPM comem mais chocolates do que quando não estão no período menstrual? Isso se deve ao fato de precisarmos de mais gordura e açúcar que os homens. Entendam que é gordura como fonte de energia nutricional para as células meninas e não para se acumular em forma de celulite! Além disso, durante esse período temos necessidade de repor os estoques de magnésio do organismo.

Todo mês a mesma coisa (pelo menos para algumas). Estima-se que 30% das mulheres queixam-se de sintomas típicos da tensão pré-menstrual, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Pode ser dor nas pernas, inchaço, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios) ou irritação - ou combinando mais de um dos vários sintomas detectados.Conseguir alívio para esses sintomas pode ser mais fácil do que se imagina. "Quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, que podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez. Bastam alguns ajustes para que os benefícios apareçam, priorizando a ingestão de alguns e evitando a de outros", explica a nutricionista Tatiana Ogheri, pós-graduada e em Nutrição em Atividade Física pela UERJ. Segundo a nutricionista, nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar fortunas com medicamentos, o melhor mesmo é optar por alimentos simples e de fácil acesso. O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo, sorvete, devendo-se preferir as versões desnatadas e menos gordurosas. Salmões, vegetais verdes folhosos são ricos nesses nutrientes.Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. "Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM) junto com elas", ensina Tatiana Ogheri.Bateu uma vontade irresistível de comer chocolate? Não estranhe. O causador disso é a ausência de magnésio nas células. Além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância também prejudica a absorção de cálcio. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro. Mas atenção: chocolate não é indicado como remédio e deve ser consumido moderadamente porque, por ser muito gorduroso, pode provocar acne.

Os lados bom e ruim do chocolate entre os pecados alimentares, o chocolate é dos mais comuns. São poucos os mortais que resistem a um pedacinho desse manjar marrom ou branco. Mas você deve resistir à tentação e pisar no freio quando for atacar uma barrinha.Mas veja bem, como em tudo na vida, o consumo de chocolate também exige bom senso. Além do óbvio efeito negativo nas dietas de emagrecimento (100 gramas de chocolate ao leite tem cerca de 500 calorias), o chocolate consumido em excesso pode causar problemas intestinais e, em alguns casos, agravar problemas de pele como a acne. Nem só de males está cercado o chocolate. Pelo contrário. Essa guloseima, quando consumida sem exageros ou aplicada em tratamentos estéticos, tem vários aspectos nutricionais e estéticos a serem ressaltados, além do principal deles, que é o de satisfazer o desejo desenfreado dos chocólatras. Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoléicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas).


"O ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas se não for possível, iniciar o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação",

Fonte: Maníacos por conhecimento.


Bem... Caso tiverem alguma receita natural para amenizar a situação deixem aqui.
A TPM já prejudicou sua vida ? Conte sua experiência!


Bjssssss...
Deixa-me comer meu chocolate que hj eu to podendo!!! Hahahaha...

2 comentários:

Jáááárdel disse...

esse cara é gay?

Clara disse...

Gay?
Poxa... se for, ele esta desperdiçando o uso dessa barba.. Au au au... “Risos..”