quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Resposta ao “qu” do Jardel

Bao,

Acho que pra tentar responder essa perguntar agente vai ter que voltar no tempo um cadim.

E bom deixar claro que esse tipo de pergunta a quase impossivel de ser respondida, pq involve saber todos processos historicos da lingua, que podem ter acontecido simplesmente por detalhes.

A pergunta do Jardel era: Por que Diabos eu tenho que colocar um “U” depois da letra “Q”?

O nosso alfabeto, assim como o de quase todas (senao todas) linguas indo-europeias, foram criados a partir do alphabeto Romano. O alphabeto Romano por sua vez veio do alfabeto Cumae, que era uma versao do alfabeto grego de um povo que viva no sul da Italia.

 

Cumea-01.jpg

tae o alfabeto Cumae.

 

A letra “Q” no alfabeto Cumae veio da Sumeria, mas o som que os sumerios faziam os gregos nao davam conta de fazer. Dae ele faziam a mesma pronuncia do “k”.

tae a origem do Q

Os romanos nao tinham a vogal “U” no alfabeto. Na epoca, soh tinha o “V” pra assinalar tanto o “V” moderno como o “U”. Com a evolucao da lingua, foi preciso diferenciar a letra pra poder dar conta dos dois sons que ela representava. Dae surgiu o “u”, que era usado depois de G, Q or S, onde foi pronunciado /w/, como no “qua qua” do pato.

Entao, basicamente, vc tem que colocar o U  depois do Q pq antes vc tinha que colocar um V depois do Q. Como tava dando confusao demais, eles optaram pra deixar um U depois do Q pra fazer o som do “qau qua” do pato. Claro que em portugues moderno isso ja nao vale como explicacao, mas na epoca foi provavelmente o que aconteceu.  Agora, com oagente herdou uma porrada dessa construcoes do Latim…agente tb tem que colocar o U depois do Q. A pergunta e: pq em latim eles colocaram o V depois do Q? pra responder essa pergunta, vc tem que estudr orignes do latim…da onde foi que esses sons vieram…e isso e trabalho pra mais de metro…soh flando com alguem que eh especialista no assunto…e olhe la.

3 comentários:

Jáááárdel disse...

por isso que eu sempre falo cocê é o cara!

O lula é fichinha perto docê!

Explicou dum jeitim fácil de entender e dinâmico!

Melhor que isso, só pão de queijo de manhã cedim!

Rodrigo Carvalho disse...

heheheh

note que o dialecto da explicacao e o IUNES!!

Jáááárdel disse...

por isso ficou tão clara a explicação...
hehehe

PS. vc viu a namorada nova do yellow?
arrumou mais uma pra mandar nele...

hauhauhauahuahauhua