sexta-feira, 1 de outubro de 2010

STF decide que basta 1 documento com foto para eleitor votar

Confira quais documentos com foto são aceitos para votar

A partir desta eleição, será obrigatório portar documento oficial com foto.
Quem souber em qual zona e seção vota, não precisa levar título de eleitor.


A partir desta eleição, o eleitor será obrigado a apresentar no ato da votação um documento oficial de identificação com fotografia. O eleitor que souber em qual zona eleitoral e seção vota, não precisa levar o título de eleitor.

A minirreforma eleitoral sancionada em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva obrigava a apresentação dos dois documentos para votar. O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, entendeu que não será preciso levar o título de eleitor.

A necessidade de apresentar documento com foto visa promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto. Até a eleição passada, era possível votar só com o título ou só com o documento com foto.

Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais de entidades de classe), certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e passaporte.

Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral, informou o tribunal.

O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação também foi proibido pela minirreforma eleitoral, a lei 12.034/2009.

Fonte: www.g1.com.br

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/09/confira-quais-documentos-com-foto-sao-aceitos-para-votar.html



4 comentários:

Unknown disse...

informou o serviço de utilidade publica do rasgutalo das ofertas!...zé matuto foi a praia, só pra ver como é que é...

hehehe

Filipe disse...

Plantei um pé de banana macho, quem quiser banana que sacuda o cacho...

Unknown disse...

huahuahauhauhauahua

Rodrigo da Viola disse...

DILMA PRESI-DENTE !!!