terça-feira, 28 de julho de 2009

O presídio e a Carroça


Em que pese o entendimento de vários colegas quanto ao tema, não poderia deixar de expor algumas considerações:

Inicialmente, gostaria de esclarecer que existe um abismo entre um presídio e uma APAC. Antes que comecem com aquelas velhas conversinhas de que no papel é uma coisa e na prática é outra, quero deixar claro que é impossível desvirtuar a função de uma APAC, tendo em vista que, suas instalações físicas são projetadas exclusivamente para receber presos do Semi-aberto e do Aberto. Assim, o Fernandinho Beira Mar não será transferido para Iúna. E muito menos outros condenados da região, pois esse sistema trabalha com vagas de acompanhamento e não como na atual cadeia municipal que apenas deposita gente. Antes de qualquer coisa devemos lembrar que preso também é gente. Para o Estado pouco importa o motivo da condenação, mas apenas o se ele preenche os requisitos objetivos e subjetivos para a progressão do regime. Requisitos estes que vão além do cumprimento de 1/6 da pena, mas também exames psicológicos e de comportamento. Devendo o apenado apresentar bom comportamento e estar apto para se beneficiar do Projeto. Sim, existem celas e grades na APAC, porém estas celas são destinadas aos presos que não foram condenados ao regime fechado, ou seja, aqueles presos que já podem sair para trabalhar ou exercer alguma atividade para se sustentar. Inclusive na APAC pode haver parcerias de empresas privadas que queiram produzir em suas dependências.

Assim, o condenado pode trabalhar enquanto está preso e juntar um dinheiro para começar a sua vida quando sair. De quebra não será necessário te assaltar para sobreviver.
A APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que tem por finalidade recuperar o preso, proteger a sociedade, socorrer a vítima e promover a Justiça. É filiada à PFI - Prison Fellowship International, órgão consultivo da ONU para assuntos penitenciários, e à FBAC - Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, entidade que congrega, fiscaliza e dá suporte a todas as APAC's do país.

Este método resulta em um índice de reincidência de 10%, enquanto a média nacional gira em torno de 80%. Isso sem falar na enorme economia aos cofres públicos, uma vez que as penitenciárias gastam mais de R$1.500,00 com cada preso por mês, enquanto a APAC precisa somente de R$530,00. Sem contar que a nossa Cadeia Municipal está totalmente desestruturada e que não existe a menor possibilidade de continuar, pois ela está caindo aos pedaços e não tem como abrigar os nossos condenados. Impossível será a construção de outra do mesmo tamanho.

Assim, é muito mais seguro uma APAC que será feita com todo o acompanhamento do que uma nova Cadeia com mais vagas. Portanto, somente através da DIALÉTICA que iremos avançar neste assunto tão delicado e importante para a nossa cidade.
Lembre-se que dentro de uma cadeia não existem apenas assaltantes e assassinos, tem muito pai, irmão, filho e amigos. Portanto, quando essas pessoas saírem da Cadeia elas farão parte da nossa sociedade.

Tanto que o presidente da Associação Comercial de Iúna, Alder Possati, em entrevista ao jornal A Noticia. Salientou, que já chegou a manifestar contrariamente a APAC durante a semana, mas viu que cometeu um equívoco. Depois que assistiu a tudo, percebeu que Iúna precisa dessa instituição para ajudar na ressocialização dos apenados. Pediu desculpas ao Padre e, em tom de brincadeira, disse: “fui um papagaio de pirata”.


http://www.forumseguranca.org.br/praticas/apac-associacao-de-protecao-e-assistencia-ao-condenado

21 comentários:

Gustavo disse...

As vagas da APAC d Iúna serão apenas para os presos daqui, daqui mais as cidades da 7ªCIA, ou qualquer cidade q tiver preso apto a APAC e sem vaga no municipio sede???

Gustavo disse...

falo isso pq se nao, além da possibilidade d se tornar uma cadeia plus, trará presos d outras cidades, sendo q mts deles tem bom comportamento, mas sem familia e sem rumo!! Cumprindo a pena e sem ter pra onde ir, iuna pode acabar se tornando reduto d ex-detentos!!!

Marreco disse...

Só pra lembrar que 3 APACs destas não dariam conta dos presos do aberto e semi-aberto de Iúna, Só de Iúna... Os presos do Semi-aberto de Iúna quando não ficam fechados são mandados para cachoeiro ou Viana... Ou seja, fora da realidade deles...

Marreco disse...

Gustavo... 7 Cia é uma área da Polícia Militar... NA verdade depois que a pessoa foi presa ela passa ser de responsabilidade do Judiciário... Assim, quanto aos presos condenados a área de atuação da 7 cia e outra coisa.

Rodrigo da Viola disse...

Será que ao invés de trazer a APAC para Iúna, não seria nelhor trazer as FARC ? Hã? ...

Pode falar ! Essa foi mto boa !!

Kenji disse...

eu to vendo eh muito egoísmo nisso tudo ae. há décadas iuna "exporta" condenados pra diversas cadeias do estado. Imaginem se Viana e Cachoeiro deixassem somente os condenados da sua propria cidade cumporirem pena lá. Tem muito iunense lá tb, e sempre teve.
Mas é como o ditado: Pimenta no zói dos outros é refresco!

Unknown disse...

marreco dei uma mexida na postagem pra arrumar e ficar melhor...

agora vamos ao assunto em tese:

não é que temos a carroça vazia não fii...

ninguém quer ter perto de si bandos de "vagabundos"...

e não venha me dizer que ali tem gente honesta não..., raras são as exceções de gente que tá presa a toa aqui em Iúna, aliás, aqui em Iúna nem quem precisa ser preso está guardado lá...

Coisa boa...

Coisa boa é o que a China faz!

Ficar dando mordomia demais pra vagabundo, faz ele, perder o medo de ir pra lá e continuar na safadeza...

e outra, a gente tem que pensar sim, que na teoria é uma coisa e na prática é outra, porque aqui em Iúna as coisas só funcionam desse jeito!

menor infrator não tem lugar na DEPOL e eu quero que meu cú caia da bunda se quando pegarem uns menores roubando, assaltando no meio da rua e fazendo o diabo a quatro eles não darão um "jeitinho" e colocarão os menores lá!

DUVIDEODÓ!

Aqui em Iúna fii, com essa administração...

Não adianta querer impor uma coisa séria dessas se não tem pessoas sérias para administrá-la!

Só pra terminar, eu sempre digo isso, mas, direi novamente.

EU QUERO VER MINHA CIDADE CRESCENDO E FICANDO BONITA!

Não vejo vantagem nenhuma pra cidade nessa história "cuidar melhor dos seus detentos"

O kenji se eles mandam os presos pra viana e cachoeiro é porque lá eles criaram espaço pra isso e Iúna com essa história de APAC tá dando o primeiro passo pra criar espaço pra num futuro bem próximo também "ter espaço" e ao invés de exportar vagabundo, vai se ver obrigada a importá-los...

e Rodrigo essa da as FARC foi muito boa sim! HEHEHE

Kenji disse...

Eh como eu disse neh jarda. Pimenta no zoi dos outros êh refresco .

Marreco disse...

Iúna não está construindo um presídio... A idéia da APAC é transformar essas pessoas. Quen mão melhorar volta a ficar preso e será mandado para um presídio estadual... Por outro lado a administracção municipal não administra APAC, apenas aprova a sua construção... JArdel, pelo jeito seu cú vai cair da bunda, pois APAC não foi feita para menores... PAra ficar preso em uma APAC é somente depois de condenado e com progressão de regime para p semi-aberto ou aberto... Serão poucas vagas... PReso é um problema social sim... E aqui no Brasil não tem pena de morte e pode ter certeza que eles semprem voltam pra sociedade... Melhor que voltem regenerados...

Alex ® disse...

É, Marreco falou bonito agora e concordo parcialmente!

David - Lamas Bier disse...

Meu humilde comentario. O pai de um amigo meu foi o bam bam bam do sistema penitenciario de SP por muitos anos. Inclusive intervindo no antigo Carandiru após aqueles fatos que todos conhecem. Esse cara rodou em praticamente todos os presidios de SP e viu muito coisa que ate o diabo duvida. Ele comentou que em uma oportunidade, foi convidado a dirigir uma "cadeia" nesses moldes que vc´s estao falando que seria essa APAC. O resultado era tao impressionante, que nesse lugar havia uma casa para que os diretores se assim quisessem pudessem morar, e la foi ele. Indice de reicidencia, era coisa de 5%. Porém esse era um oasis no meio de deserto, de outros parecidos com esse. Existem outros tantos que virarm cadeia mesmo, devido a superlotação de cadeias convecionais. Outros simplesmente virarm febems para maiores. O que quero dizer cmo isso. POde ser bom e pode ser ruim e so o tempo dirá.
Agora uma coisa o Benji ta certo mesmo, imagina se todas as cidades se recusassem a isso.
Agora, se fosse morador dai, ficaria apreensivo sim! Normal, afinal nao sao as pessoas mais santas que estao lá. Vc mata e depois de 6 anos ta na rua. Isso é o maximo que acontece. Eu duvido muito em reabilatação com o sistema prisional brasileiro do jeito q ta.
Entao, vamos ver no que dar, e dado que vai sair isso mesmo, torcer para que funcione

Unknown disse...

David, vc conseguiu captar o meu pensamento!

E pelo jeito que eu conheço Iúna e seus administradores, tanto politicos quanto religiosos, vai acontecer o pior!

Kenji disse...

mas o Marreco nw acabou de dizer que nw eh a prefeitura que irá administrar a APAC.
a população tb tem que fazer sua parte e fiscalizar o que está sendo feito e protestar de forma devida quando a coisa nw estiver caminhando do jeito certo. tanto nessa situação, quanto nas outras que acontecem todos os dias.
Vi várias vezes aqui, queixas quanto à prefeitura na época do Rogerio, quanto à câmara mas nunca tive noticia de um real protesto da populacao. Somente reclamações... aí depois de um tempo todo mundo esquece e vota nos mesmos safados dinovo.
nw sei ao certo, me corrijam se eu estiver errado. Qd iniciou a conversa cobre a construcao do presídio, o povo protestou, nw foi?
vamos protestar pra prefeitura dar melhor apoio à cultura, esporte e educacao da populacao pra que ninguem caia na criminalidade. Assim nw precisará de presídio nem de APAC.

Clara disse...

É isso ai Kenji!!!! Concordo com suas palavras.

"vamos protestar pra prefeitura dar melhor apoio à cultura, esporte e educacao da populacao pra que ninguem caia na criminalidade. Assim n precisará de presídio e nem de APAC."

Gustavo disse...

vlw pela explicação marreco! nao sou mt dos conhecedores dessa parada d polícia não!! hehe
mas voltando ao assunto, concordo q pimenta eh refresco nos outros, mas vamos com calma... esses detentos precisam d reabilitação, os nossos sempre foram enviados pra fora e tal. Mas se vc olhar q isso eh um mal necessário, q precise existir, pq em Iuna?? tá, existia estrutura física abandonada e tal, mas a cidade ganha o q com isso?? d policia eu nao entendo, mas na saúde, por exemplo, se um municipio tem um sistema d saude penitenciária, ele ganha uma verba a mais do governo federal para isso e pro psf!!! agora, tendo uma APAC, ganhamos algo a mais ou só uma vizinhança mais perigosa??? já q tem q existir, vamos tirar proveito em td q se pode para o municipio!!!
vlw

Marreco disse...

No caso da APAC eu não sei falar o valor exato... Mas na época do presídio, que nem era um presídio, mas sim cadeião. A verba para extra para o municipio era de R$12.000.000,00... milhões...Como a APAC é algo para beneficiar apenas Iúna eu não sei se haverá uma verba tão alta...

Kenji disse...

Eu acho que todo mundo aqui conhece o google nw conhece?! então. La tem explicando direitinho o q é uma APAC.
Respondendo ao Gustavo, q concordoucom a frase pimenta no zói dos outros e refresco e dps perguntou "pq em Iuna?"
Nw sei os dados concretos quanto a criminalidade, mas acho que Iuna ganha de todos na região. Iuna tb eh o municipio mais importante na região. entao pq nw???
outra, nw entendi essa de vizinhanca mais perigosa com a instalacao da APAC. SE os condenados que para lá vão são do regime semi-aberto e/ou aberto, então, esses condenados podem andar nas ruas pra lá e pra cá.
Quanto à saúde o problema nw é só no descaso da prefeitura, mais também da administracao do hospital em si,e que nw precisa nem citar nomes. Creio q há um tempo atras o Marreco abordou algo sobre o assunto aqui no blog sobre a SANTA CASA de IUNA.

Marreco disse...

E por falar em Santa Casa de Iúna. Eu estou terminando um relatório sobre a mesma... Porém ainda me falatam alguns documentos importantes para entender a sistemática da coisa... Mas prometo que vai ser boa...

Quanto a APAC, ela tem que ser em Iúna, pois é para os presos de Iúna...

Unknown disse...

por mim, nem existiria regime semi aberto!

por isso que vagabundo é vagabundo, facilitam demais pra eles!

Gustavo disse...

bom, q vai ter acho q já eh fato consumado!! cabe apenas a fiscalizar o funcionamento e aproveitar tds os benefícios q vem com ela!! Não gosto d ter uma coisa dessas na minha cidade, mas pelo não tem pra onde fugir, isso eh mais um "mal-necessário". Agora eh só torcer e cobrar pra dar certo neh!!
abraço pra galera e a noite to chegando ai!!!

Rodrigo Carvalho disse...

qq a coitada da dialetica tem a ver com isso tudo?