sábado, 15 de maio de 2010

Imprensa Iunense

Há muito tempo, Iúna vem passando por um processo de renovação na imprensa. Como se dá esse processo? Depende de quem vence a politica!
Pelo que me lembro, de pelo menos na última decada, Iúna tinha o jornal ComunicATTO e o atual Jornal Anoticia. A sobrevivencia de cada um se dava de acordo com qual grupo politico estava no poder. Quando o municipio tinha 2 deputados, ambos sobreviveram, após a queda dos deputados, ambos cairam.
A penultima eleição, eis que surge o jornal Folha do Caparaó, que ganhou grande força graças ao apoio politico de varias prefeituras. (Jornal que inclusive acho bom!) O teor de cada folhetim, é facil saber, dizer bem do orgão que te financia (prefeituras) ou dizer mal de quem se tornou opçosição. Vimos muito isso por aqui. Quer sair no jornal, pague!!!

Pois bem ... mas porque estou dizendo isso aqui agora??

Recebi na porta de minha casa hoje, de forma gratuita, um exemplar do jornal folha do caparaó, destinado a Iuna. Na hora veio a interrogação na minha cabeça. O motivo foi: Depois que o jornal perdeu a teta da Prefeitura de Iuna, o jornal circula em pequeno porte na cidade e praticamente não se fala de Iuna. Mas de uns dias pra cá isso mudou. Pensei ...que legal os caras estão sendo sensatos! Que nada, quando abri o jornal de hoje, 2 paginasd de entrvista com o Sr. Elias Soares, diretor do jornal fazendo seu lançamento a candidatura de Deputado e dizendo porque eele merece nosso voto. PESADO né!
Tudo bem que precisamos de renovação, mas tem gente que pensa que a gente é idiota (e normalmente nos comportamos como tal!).
O cara some daqui, ninguem sabe dele, seu jornal some da cidade e quando volta vem só pra pedir voto ... FODA NÉ!!!
Mas ... por outro lado, mesmo sendo um jornal politico, veio um jornal pequeno mas interessante, com algumas entrevista bem legais. Vale a pena ler!
Nessas horas que eu penso ... É tão facil fazer um bom jornal. Basta citar noticias, dizer coisas interessantes, reportagens.
Se a gente pesquisar na net, tem um blog chamado "tribuna de iuna" que tem bem mais noticias e entrevistas que o folhetim municipal.
Nesse blog tem tambem um moooonnnte de videos com pessoas Iunenses, falando sobre comercio, politica, turismo, esporte, etc...
É isso ae ... acho que deu pra falar o que estou pensando!

5 comentários:

Rodrigo Carvalho disse...

muito massa Junior.

Valeu por ter escrachado as reais intencoes dessa midia pelega, que o caso na maioria das pequenas cidades.
Ainda bem que tem o Rasgutalo. Viva a internet!

E como diria o Falcao: e melhor ler coisa boa de graca do que pagar pra ler coisa ruim!

Rodrigo da Viola disse...

Deu pra falar o q vc estava pensando e por sinal mto bem... parabéns por essa postagem !!!

Unknown disse...

cara eu tenho andado tão desanimado com a politica por conta de coisas desse tipo que minha vontade era virar rippie! Nunca mais depender de poder público deve ser uma coisa muito agradável!
Agora falando de jornais de Iuna...
vem pra limpar o fole eles tem servido!

Danilo Soares de Miranda disse...

Jardel, se montou no planeta Terra, uma espécie de ser humano de esquerda, que critica tudo e se beneficia desse sistema planetário em larga escala. Ouço as críticas, leio, e me pergunto:
-Será que tem santo em Iúna,inclusive os eleitores?
Criticar é fácil, mas passamos da crítica para a criatividade. Liberdade de expressão para sempre, e não tentem calar a voz de ninguém, é uma premissa que deveria ser seguida.
Em Iúna, tivemos um prefeito eleito por 6.500 votos, inclusive por quem tanto critica-o nesse espaço, e agora saem por aí na crítica hipócrita de quem quer ser beneficiado e não foram. É uma crítica falsa, e que vem permeada de ética, de moralidade, e não passa de falso moralismo. E tem gente assim, o que não é seu caso Jardel, deixo bem claro, mas é uma indireta aos espertinhos de plantão, que pensam que apenas crticando falsamente se julgam os baluartes da moralidade. Temos que ter um jornal impresso crítico em Iúna, independente do Pode Público Municipal, mas a nossa sociedade não está preparada para isso, e não vejo em médio prazo esse jornal impresso chegar, e os que circulam diariamente em Iúna são os jornais de grande circulação estadual, como A Gazeta, Tribuna e Notícia Agora, fora o Folha do Caparaó, que está longe de ser um bom jornal impresso. Creio que o melhor jornal é A Gazeta, disparadamente, até porque não tem concorrente à altura no Estado do Espírito Santo. Abraços!

Danilo Soares de Miranda disse...

Um jornal independente do Poder Público Municipal, e que não sirva apenas aos interesses esporádicos da oposição de plantão, e sirva ao interesse público. Pode ser que essa discussão seja ampliada e se torne realidade, e aqui é um bom espaço para isso.